Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / 7 características do Papa que podem impactar na sua carreira

7 características do Papa que podem impactar na sua carreira

7-caracteristicas-do-papa-que-podem-impactar-na-sua-carreira

Nesta semana estamos vivenciando a visita do Papa Francisco ao Brasil. É a primeira viagem internacional do pontífice que é conhecido por sua simplicidade, dotes intelectuais e por ser aberto a diálogos. Mas existem diversos atributos do Papa Francisco que podem servir de espelho para profissionais de todas as áreas de atuação. Saiba quais são:

1-Quebra protocolos

Uma das exigências do pontífice argentino na visita ao Brasil foi abdicar do tradicional papamóvel fechado, para desfile em um carro aberto nas ruas do Rio de Janeiro – o fato não estava previsto na agenda oficial do Vaticano.

Na carreira, quebrar certos protocolos também pode ser positivo para a imagem do profissional. Apesar de destoar do padrão seja algo arriscado, “sair da caixa” muitas vezes pode destacar um funcionário dentro da empresa, ou até mesmo dentro do próprio empreendimento. Fazer o diferente somado a entrega de resultados dá uma boa vantagem.

2-Humilde

As decisões e as práticas humildes do Papa Francisco chamam a atenção desde quando foi escolhido para assumir o mais alto posto de liderança da Igreja Católica, em março deste ano.  Para a viagem ao Brasil, dispensou o apartamento papal para ficar na Casa de Santa Marta, na qual ficam hospedados, em geral, os cardeais. Francisco também substituiu o crucifixo de ouro pelo de prata e abriu mão do sapato vermelho para usar um comum, na cor preta.

Em oposto ao comportamento da humildade, a arrogância pode ser algo bastante prejudicial para um profissional. Seja na relação com os colegas no ambiente de trabalho, ou na tomada de decisões, a soberba e o excesso de confiança podem atrapalhar o desenvolvimento da carreira.

3-Preocupação social

Jorge Mario Bergoglio é o nome de batismo do Papa que escolheu a alcunha de Francisco em reverência a São Francisco de Assis (1182-1226), fazendo referência a sua simplicidade e dedicação aos pobres. Foi um jovem rico, que renunciou a posse de todos os seus bens materiais para defender um cristianismo purificado pelo asceticismo (uma vida de disciplina austera, cujo objetivo era adquirir espiritualidade).

Os tempos são outros, mas hoje a responsabilidade social é um tema em voga. Profissionais engajados em causas sociais desenvolvem competências interessantes como liderança, trabalho em equipe e comprometimento –  características cada vez mais valorizadas pelas empresas.

4-Domina mais de um idioma

Por ter que atingir muitos povos, a posição de Papa exige que seu ocupante fale diversos idiomas. Bento XVI, por exemplo, já chegou a fazer um discurso em 27 idiomas, apesar de não dominar todas essas línguas. A conta do papado no Twitter (@pontifex), por exemplo, aberta por Bento XVI em 12 de dezembro de 2012, é escrita em nove idiomas. Já Francisco, além do espanhol, fala fluentemente italiano, alemão, francês e inglês, mas também tem bons conhecimentos de português.

É de conhecimento de todos, mas nunca é demais dizer: no mundo corporativo a proficiência em inglês faz o profissional saltar na frente. A globalização dos anos 90 e 2000 fizeram com que as organizações criassem um padrão de comunicação tendo como base a língua inglesa. O espanhol também vem sendo muito exigido pela força que países da América Latina vêm conquistando nos últimos tempos.

5-Conectado

Ainda sobre redes sociais, o Vaticano tem uma conta relacionada ao cargo de Papa, como mencionado acima. Desde que foi anunciada sua participação na JMJ (Jornada Mundial da Juventude), Francisco vem interagindo com os fiéis via Twitter, mostrando que a internet é uma forte aliada na comunicação de qualquer instituição, inclusive a Igreja.

No contexto empresarial, as redes sociais são fortes aliadas na construção de uma boa imagem e no desenvolvimento da rede de contatos, o chamado networking. Saber se vender nas mídias sociais, além estar antenado com o que ocorre no mundo via internet atualmente conta muitos pontos.

6-Disciplinado

A constituição de um jesuíta é rigidamente disciplinada, com uma série de orações e meditações devendo ser seguidas com rigor ao longo de um mês, além de obediência aos superiores hierárquicos. Para chegar a posição de Papa, Francisco teve que seguir certas condutas à risca.

Na esfera profissional, a disciplina deve ser aplicada em inúmeras situações, desde a execução das atividades do dia a dia até a etiqueta empresarial. No trabalho em equipe ser disciplinado também é fundamental, pois demonstra comprometimento.

7-Flexível

Antes de seguir carreira religiosa, Jorge Mario Bergoglio formou-se técnico químico. Porém, aos 21 anos de idade resolveu abandonar sua profissão, ingressando em um seminário no bairro de Villa Devoto, em Buenos Aires. Muitos acreditam que a Química influencia até hoje a maneira como Francisco enxerga o mundo.

Saber transitar por diversas áreas é algo muito valorizado pelas empresas. A multidisciplinaridade é uma competência que as organizações buscam bastante nos profissionais por habilitar o indivíduo a atuar em projetos nos mais diversos setores da companhia.

Fonte: 7 características do Papa que podem impactar na sua carreira | Portal Carreira & Sucesso

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas