Os tipos de culturas organizacionais
Hoje, como a diversidade de empresas é gigante, cada organização investe em suas características particulares para conseguir se destacarem das demais. Tais valores, definem a cultura organizacional, pois são compartilhados entre seus membros das empresas.
Todas as organizações, independente das suas particularidades, possuem uma cultura. De modo prático, a cultura organizacional está atrelada aos valores que os membros de uma mesma empresa compartilham e regem as suas atividades desenvolvidas. De outro modo, são as características valorizadas pelas empresas.
Existem diferentes tipos de culturas organizacionais, que são:
– Cultura da culpa: os colaboradores não assumem os riscos, e culpam uns aos outros pelos erros, não assumem os seus erros e nem procura aprender com eles;
– Cultura multidirecional: não existe cooperação entre os profissionais. Não compreendem o trabalho em equipe;
– Cultura vive e deixa viver: os funcionários vivem na zona de conforto, não há estimulo a inovação, falta motivação e visão de progresso;
– Cultura da liderança enriquecida: há profissionais de alta performance, com bom desempenho no cumprimento das tarefas, além de serem reconhecidos pela sua excelência.
– Cultura que respeita a marca: aqui, os colaboradores representam de verdade a empresa, o intuito é que estes acreditem nos valores da organização.
Dessa forma, definir uma cultura organizacional forte, é algo muito importante atualmente, isso faz com que, o potencial de crescimento da sua empresa alavanque, pois, o seu time ficará mais entrosado e desenvolverá maiores resultados. Além de outros benefícios, como, a diminuição da saída de funcionários insatisfeitos e profissionais mais eficientes nas suas funções.
Confira a agenda de cursos da MJ Capacitações para esse mês:
Não pode realizar algum dos cursos da agenda acima presencialmente em Fortaleza-CE?
Então faça, a qualquer momento, o nosso Curso Excel Básico on-line