Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / Planejar, o primeiro passo para realizar sonhos

Planejar, o primeiro passo para realizar sonhos

planejar-o primeiro-passo-para-realizar-sonhos

Para a realização de alguns sonhos devemos nos preparar financeiramente. A realização de uma pós-graduação, uma viagem, a compra de um carro ou um apartamento deve ser planejada para evitar frustrações ou endividamentos que prejudicam o equilíbrio financeiro ou que comprometa a própria aquisição do bem – por exemplo, pagar três vezes o valor do carro por conta do parcelamento com juros.

Muitas vezes fazemos dívidas por impulso e isto atrasa outros projetos que poderiam ser realizados em curto prazo. Para a realização de projetos devemos considerar o quanto podemos economizar a curto, médio e longo prazo e o quanto devemos guardar por mês.

Qual o primeiro passo para iniciar um planejamento?

 

Para Álvaro Modernell, diretor da Mais Ativos Educação Financeira, o primeiro passo é definir o objetivo. “Quanto mais claro, maiores as chances de todas as ações e esforços serem mais bem aproveitados em direção a esse objetivo. O planejamento serve para ajudar na organização dessas ações e esforços, para relacionar os recursos, as etapas, pré-requisitos, pontos de controle, entre outros”, explica Modernell.

Ainda, segundo o especialista, a chave da felicidade está no equilíbrio. A situação atual econômica e financeira da família deve ser o ponto de partida. “Deve-se buscar o equilíbrio também entre o presente e o futuro, ou seja, viver o presente, aproveitar, mas sem esquecer de fazer previdência, de poupar para o futuro”, enfatiza o especialista.

Álvaro afirma também que poupar dinheiro é mais fácil e simples do que se pensa, e que pode ser feito de muitas maneiras. “O importante é fazê-lo de forma sistematizada, contínua. Ter valores ou percentuais definidos ajuda na disciplina. É importante encontrar o equilíbrio em patamares que não sejam irrelevantes – poupar pouco de mais, e os que não prejudiquem o consumo atual e a qualidade de vida – poupar excessivamente”, ensina Modernell.

Poupar é sacrificar o consumo de algo menos relevante em prol de um objetivo mais importante. “Algo como deixar de ir todos os finais de semana para a praia durante alguns meses para juntar dinheiro para fazer uma viagem bacana nas férias, por exemplo. Ou adiar a troca do carro em um ano para juntar mais dinheiro e comprar um carro melhor no ano seguinte, se possível pagando à vista”, resume o diretor.

Fonte: Planejar, o primeiro passo para realizar sonhos | Portal Carreira & Sucesso

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas