Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / 4 lições do pôquer para os profissionais cearenses
Categorias: Carreira.

4 lições do pôquer para os profissionais cearenses

4-licoes-do-poquer-para-os-profissionais-cearenses

Para muitos o pôquer é considerado um jogo de azar, entretanto essa visão já esta sendo mudada. Já faz um certo tempo que esse jogo vem fazendo sucesso entre os mais diversos públicos, especialmente o jovem, entretanto ele tem ocupado, cada vez mais, espaços maiores que o do lazer.

Diferentemente das faculdades de Fortaleza, algumas universidades estrangeiras, já adotaram em algumas graduações o pôquer em sua grade curricular. É o caso do curso de Administração, curso de gerente comercial e curso de analista financeiro.

Em 2010, os jogadores desse esporte conseguiram da, Associação Internacional de Esporte Mental, um aval considerando o pôquer como um esporte mental, como a damas.

Segundo André Akkari – um dos dois brasileiros a conquistar um bracelete da Série Mundial de Pôquer – em uma entrevista, ele falou as quatro lições do esporte para a sua carreira e vida financeira, o que intensifica mais ainda como seria interessante disciplinas como essas na nos cursos em Fortaleza, em especial o curso de gerente, seja qual gerencia seja.
Você seria capaz de saber quais são esses quatro aprendizados que ele se refere?

Administração de patrimônio

Nos torneios internacionais, os participantes têm inicialmente o mesmo valor de fichas. Ou seja, todos têm as mesmas chances, entretanto a maneira como cada um administra as suas apostas é particular.

No jogo, é necessário ser bastante criterioso, na administração do seu investimento. É elementar ter conhecimento de quando deve ser mais agressivo e a hora de ser conservador, explica André.

A lógica é o mesma em relação ao seu salário, sua empresa ou qualquer outra meio de receita, pois se for extremamente cauteloso, irá perder a oportunidade de crescer. Entretanto, o exagero da agressividade pode te levar à falência.

Por que fazer o curso planejamento e gestao financeira

Entender padrões de comportamento

Um dos grandes obstáculos de um profissional é compreender a forma de comportamento de líderes e colegas de trabalho para se relacionar com eles da melhor maneira possível. No pôquer essa é a habilidade mais importante a ser desenvolvida.

Os estilos de líderes nas organizações atuais

Esse é o momento mais complicado do jogo (tanto do profissional quanto do pôquer). Da mesma forma que você analisa os padrões de comportamento dos outros, o inverso também ocorre. Todavia, isso não significa que a estratégia irá virar uma queda de braço.

Conhecimento para coragem

Para se tornar vencedor de pôquer, ter coragem é importantíssimo. “Não se pode deixar nada para a próxima rodada. A tática mais eficiente é achar sempre a jogada mais lucrativa.” Por isso, é necessário ousadia, uma vez que os receios não podem paralisar o profissional ou o jogador.

É importante salientar que tamanha coragem não vem ao acaso. Assim como no trabalho, a dedicação é que gera a confiança. “Caso você estude o jogo, se dedica na partida e se emprenha em identificar as oportunidades se torna mais fácil ter coragem”, diz André.

A importância do autoconhecimento no mercado atual

A hora do all in

Uma das horas mais tensas de uma partida de pôquer é o momento que um dos jogadores declara o chamado all in, isso é, aposta tudo naquela rodada. Neste momento, ele tem conhecimento do que tem na mão, porém não tem ciência qual será a reação e nem sabe das cartas que estão com seus oponentes.

Na vida profissional, apostar tudo em um projeto também é um momentos bastante difícil. Os questionamentos são muitos, entretanto é elementar acertar na hora de apostar todas suas fichas na mesa. “É aquele momento em que você vem criando uma carreira e necessitasse de dar uma salto ou alterar de área. É preciso ter coragem e colocar todas as suas fichas no plano, encarar o medo e até a possibilidade de largar o projeto em busca de uma nova alternativa”, diz André. “Não se consegue prever a reação do outro, todavia você tem conhecimento que seu jogo tem valor.”

Como descobrir meus talentos?

Em síntese

01- Além de ser divertido, é possível aprender bastante lições jogando pôquer.
02- Apesar de não haver nas faculdades do Ceará, algumas universidades estrangeiras já adotaram o pôquer como disciplina.
03- Habilidades como, saber investir, analisar as pessoas, saber o momento de apostar tudo e coragem, possivelmente são potencializados ao praticar esse esporte.

Por fim, caso você queira aprofundar seus conhecimentos em assuntos similares a este, recomendo os seguintes cursos

Curso Rotinas de Recursos Humanos com Damiana Chagas

Curso Planejamento e Gestão Financeira com Jaciane Maia

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas