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• 08/10/2013 17H00

6 campanhas de marketing para inspirar empreendedores

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Algumas campanhas, independente do porte da empresa, se destacam pela criatividade e ousadia

6 campanhas de marketing para inspirar empreendedores
Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing

Algumas campanhas deixam marcas por onde passam, seja pelos comentários que promovem (buzz marketing), seja pela percepção da marca (awareness) ou pelo resultado das vendas.

Essas campanhas têm muito a ensinar a empresários e profissionais de marketing. Devemos estar atentos ao fato de que as novas campanhas devem interagir com o cliente e criar vínculo com a marca. O mundo está mudando, e a linguagem deve se adaptar a essa mudança.

Com as mídias cada vez mais conectadas, uma grande ideia deve ter condições de ser apresentada em um anúncio de revista (analógico) tanto quanto em um aplicativo para smartphone (digital). As campanhas abaixo são uma pequena coletânea e dão uma dimensão do que é possível fazer com criatividade e bom senso fugindo do lugar comum.

Popinator – Um aparelho desenvolvido a pedido da Popcorn Indiana, empresa que oferta pipocas sem glúten, criou grande agitação nas mídias sociais. O brinquedo consiste em um arremessador de pipocas que faz uma leitura do rosto das pessoas e lança o alimento assertivamente na boca do usuário. Essa proposta de alimentação divertida fez com que o número de visitas no site da empresa crescesse 2.800% em uma semana.

Experiência x imóveis – Imagine o mercado superaquecido de venda de imóveis no período de 2010 a 2012 e a guerra para conseguir a atenção do cliente. Nesse contexto a Apoena imóveis inovou no interior de São Paulo ofertando aos visitantes dos terrenos à venda test drives de carros luxuosos, um dia de diversão para família, degustações de queijos, vinhos e carnes, leilão de cavalos, dentre outros. Não bastasse isso, os possíveis clientes recebiam em casa uma pizza e um vinho acompanhado de um vídeo apresentando os imóveis à venda. As vendas foram um sucesso e a empresa conseguiu criar o vínculo necessário com o público.

Cartão Infidelidade – um grupo de cafeterias independentes em Cingapura resolveu promover uma ação de relacionamento no mínimo diferente. Trata-se do cartão infidelidade. O cliente ao consumir café em uma das lojas recebe um cartão para registrar o consumo em outras lojas do grupo. Na medida em que o cliente passa pelas demais lojas, vai recebendo no cartão os comprovantes de consumo. Ao completar o circuito o cliente recebe como recompensa um café gratuito na primeira loja que visitou. As vendas aumentaram e o grupo de pequenas lojas conseguiu espaço frente às grandes redes de cafeterias.

Código no copo de cerveja – Para promover a marca de cerveja irlandesa Guinness, uma agência de publicidade estampou em copos de vidro QR codes que dariam acesso a promoções e conteúdo exclusivo promovido pela marca nas redes sociais. Contudo só seria possível capturar a imagem do QR code com o copo cheio de cerveja escura promovida pela marca.

Corrida ao caixa – Inspirado no medalhista olímpico Usain Bolt, a Puma promoveu em suas lojas uma campanha inusitada que associava o produto Fass 500 ao atleta. O cliente recebia um comprovante com horário de entrada na loja. A partir de então travava uma corrida contra o cronômetro para comprar aquele modelo de tênis e fazer o pagamento no caixa. Quanto mais rápido o consumidor concluísse o processo, maior seria o desconto na compra.

Sunny Sale – Com o intuito de promover os restaurantes da rede Emart (um grupo supermercadista com 141 lojas na Coreia do Sul), uma ação inusitada foi proposta. O objetivo era promover o consumo no horário de almoço, já que as vendas estavam baixas nesse período. Foram instaladas peças rígidas tridimensionais nas ruas de Seul em locais de grande circulação. Durante o intervalo entre meio dia e uma hora da tarde o efeito de luz e sombra revelava no objeto um QR code para ser escaneado apenas naquele horário. A promoção concedia descontos e a comida poderia ser pedida pelo próprio smartphone. Resultado, incremento de 25% no número de tickets em um mês.

Fonte: Exame

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