Aguarde, carregando...

Como envelhecer sem se tornar ultrapassado no mercado de trabalho?

Categorias: Carreira. • 30/08/2013 11H00

nao-faça-aos-40-o-que-uma-pessoa-de-20-pode-fazer

Um dos maiores desafios na vida profissional, de alguém que atua no mercado de Fortaleza ou até mesmo do Ceará, é permanecer atualizado. Geralmente, os 40 anos são um obstáculo  difícil de superar para aqueles que não souberam se adaptar ao passar do tempo. Vários deles ainda trabalham com instrumentos, métodos e, pior, com a maneira de pensar que possuíam quando estavam com 20 anos. E, então,  sem esperar, ficam desempregado. Nesse instante, sentem-se desvalorizados e em um planeta estranho, pois boa parte das coisas que sabiam fazer não tem mais tanto valor, ademais eles não têm a menor noção de como reconquistar uma posição no mercado de trabalho.

5 PROFISSÕES EM BAIXA, SEGUNDO HEADHUNTERS CEARENSES

Por que isso ocorre?

O maior motivo para isso ocorrer é o fato de que, tais profissionais costumam se colocar demasiadamente a serviço de uma única empresa por vários anos, e se abstiveram daquilo que acontecia pelo mundo. Quando acontece o desemprego, é semelhante a uma porta desse mundo que se abre para a pessoa e ela fosse forçada a viver nele.

11 ESTRATÉGIAS QUE ELEVAM SEU PODER DE INFLUÊNCIA NO TRABALHO

Além disso, infelizmente, há uma grande injustiça com profissionais acima dos 40 anos, uma vez que as organizações costumam dar prioridade para os mais jovens em várias posições.

Como evitar ficar fora do mercado?

01 – Networking

Networking sempre é importante, por isso é necessário que ele seja construído durante toda a sua carreira e não somente quando você fica desempregado. Por meio dele você consegue ter mais conhecimentos sobre a sua área de atuação e sobre o mundo. Por isso, busque participar de grupos de sua área de atuação em redes sociais, participe de feiras, congressos e eventos de seu setor.

SUCESSO NAS EMPRESAS CEARENSES POR MEIO DAS RELAÇÕES SOCIAIS

02 – Tecnologia

Mantenha-se atualizado quando o assunto for tecnologia. Ainda é comum pessoas acima dos 40 anos terem resistência aos avanços tecnológicos, entretanto, é preciso entender que as empresas estão aderindo essas novas formas de comunicação e de trabalho, sendo assim necessário que o profissional também mantenha-se atualizado pelo menos do básico como, saber utilizar o Excel, o sistema da empresa, redes sociais e etc.

PROFISSIONAIS DINÂMICOS: QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS?

03 – Cursos

Fazer cursos de qualificação por exemplo, curso de Excel presencial, curso Sebrae CE, cursos na área fiscal, curso mídia social, são de suma importância para todo profissional que atua na área respectiva a cada curso ou até mesmo para aqueles que são de outros setores, pois por meio do curso ele irá se atualizar de todas as novidades, novas ferramentas, entre outras coisas, da área que o curso abordar, além da possibilidade de networking, já que ele irá participar das aulas com profissionais de outras empresas.

Em síntese:

Não permita que sua vida profissional esteja relacionada a um único assunto, e suas competências tenha se tornado secundária devido a uma nova tecnologia. Muito menos creia que sua organização sabe o que é melhor para desenvolvê-lo. Seja você mesmo o responsável por manter-se atualizado.

7 ATITUDES PARA DESENVOLVER AO MÁXIMO SEU POTENCIAL

Quer se capacitar?

Caso você não queira se tornar um profissional antiquado, anacrônico, deixarei aqui o link de alguns cursos de capacitação, que ocorrem em Fortaleza – Ceará, e que certamente te ajudarão a ser um profissional mais bem atualizado e qualificado:

Curso Excel Intermediário com Acyr Jansen

Curso Analista Fiscal com Alexandre Neto

Curso Gestão e Estratégia em Mídias Sociais com Alison Marques

 

Compartilhe:

Veja também:

Confira mais artigos e obtenha ainda mais dicas e informações.

Por que fazer o curso ferramentas e gestão da qualidade?

Categorias: Cursos. • 02/01/2019 08H55

Por que fazer o curso ferramentas e gestão da qualidade?

APOSTILA DO CURSO EXCEL DO BÁSICO AO INTERMEDIÁRIO

• 06/03/2017 07H01

APOSTILA DO CURSO EXCEL DO BÁSICO AO INTERMEDIÁRIO

10-profissoes-em-baixa-segundo-headhunters

Categorias: Carreira. • 17/06/2013 15H27

5 profissões em baixa, segundo headhunters cearenses

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo em seu e-mail

Receba as novidades sobre os nossos cursos, eventos e muito mais!