Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / Como construir um planejamento estratégico?
Categorias: Atualidades.

Como construir um planejamento estratégico?

como-construir-um-planejamento-estrategico

Nos dias atuais, as empresas enfrentam inúmeros obstáculos para conseguir se manter firme. Isso se dá, devido a crescente competitividade no meio corporativo, gerado pelo grande número de empresas e as constantes transformações da sociedade. Com isso, os gestores possuem o desafio, de encontrar formas para driblar esses empasses, e para isso, são necessárias algumas ações para desenvolver o plano estratégico da organização.

O planejamento estratégico, é um dos passos mais importantes de serem definidos para o crescimento da organização, pois é por meio dele, que são traçadas todas as alternativas para obter sucesso. Para construir tal ferramenta e gerar bons resultados, alguns pontos devem ser considerados, como a missão, objetivos, metas, os planos de ações e outros.

Um bom planejamento atrelado a uma boa gestão dos recursos é a combinação perfeita. Entretanto, o planejamento estratégico não é fácil quanto se pensa, pois é definido por meio de várias etapas, que conheceremos a seguir:

1° etapa:

Inicialmente, é necessário desenvolver a cultura da empresa, a sua existência, onde deseja alcançar e como ela irá alcançar, ou seja, é a definição da sua missão, visão e valores. É nesse momento em que deve haver um planejamento em conjunto, de modo com que todos participem. Outra parte importante dessa etapa, é a utilização de ferramentas que auxiliem o mapeamento, como a análise do SWOT.

2° etapa:

Depois de desenvolvermos a cultura, agora é necessário elaborar os objetivos estratégicos e táticos. Para poder traçar as melhores metas, você pode aplicar a ferramenta SMART, assim é possível de definir os objetivos pelos tópicos (específico, mensurável, alcançáveis, relevantes e baseados no tempo).

3° etapa:

Depois de tudo organizado, agora é o momento de alinhar com todos os colaboradores, desde os cargos mais altos ao mais baixos, com a apresentação de tudo que ficou definido.

4° etapa:

E por fim, essa é a hora de colocar em prática, mas não é somente executar, nessa etapa também, vem o controle de tudo que está sendo feito.  Para realizar esse controle, você pode utilizar a metodologia 5W2H, e assim, fazer as revisões necessárias no plano executado, com o fim de encontrar erros e consertá-los.

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional