Talento ou esforço?

Quando se trata de talento ou esforço como meio para se obter o sucesso, muitas discussões são causadas em torno dessa questão. O problema, é que embora ambas as definições sejam contrárias, elas são características particulares de cada pessoa e muitas vezes podem se complementar.
Trazendo essa realidade para o âmbito do trabalho, o profissional talentoso seria aquele que consegue acompanhar todos os processos, o que desenvolve as atividades sem esperar ordens e tem a capacidade de imaginar os possíveis problemas e sobre os quais aplicar resoluções, possuindo uma personalidade proativa. Já quando se trata de um colaborador esforçado, pode se referir ao profissional que procura realizar suas atribuições responsavelmente, é assíduo, procura sempre ajudar os demais e demonstra que é capaz de permanecer em um determinado cargo, o problema é que esse tipo de profissional possui limitações que podem impedir no seu desenvolvimento dentro da organização.
Entretanto, é necessário chamar atenção quando se trata desses dois termos, pois muitas vezes, acredita-se que apenas possuir um nível intelectual elevado é o suficiente para se tornar uma pessoa de sucesso. Mas a verdade, é que nem sempre isso gera resultados coerentes. Além do talento, como muitos chamam de “dom”, é preciso ser atribuído o esforço. Ambos precisam estar juntos para conseguirem se complementar e desenvolverem seus papéis de maneira positiva.
Portanto, é muito difícil determinar qual das duas características é mais importante, visto que, somente ser uma pessoa inteligente lhe torna ineficaz, pois somente junto ao esforço que se consegue alcançar os objetivos de modo mais assertivo.
Confira a agenda de cursos da MJ Capacitações para esse mês:
Não pode realizar algum dos cursos da agenda acima presencialmente em Fortaleza-CE?
Então faça, a qualquer momento, o nosso Curso Excel Básico on-line