Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / Talento ou esforço?
Categorias: Carreira.

Talento ou esforço?

talento-ou-esforco

Quando se trata de talento ou esforço como meio para se obter o sucesso, muitas discussões são causadas em torno dessa questão. O problema, é que embora ambas as definições sejam contrárias, elas são características particulares de cada pessoa e muitas vezes podem se complementar.

Trazendo essa realidade para o âmbito do trabalho, o profissional talentoso seria aquele que consegue acompanhar todos os processos, o que desenvolve as atividades sem esperar ordens e tem a capacidade de imaginar os possíveis problemas e sobre os quais aplicar resoluções, possuindo uma personalidade proativa. Já quando se trata de um colaborador esforçado, pode se referir ao profissional que procura realizar suas atribuições responsavelmente, é assíduo, procura sempre ajudar os demais e demonstra que é capaz de permanecer em um determinado cargo, o problema é que esse tipo de profissional possui limitações que podem impedir no seu desenvolvimento dentro da organização.

Entretanto, é necessário chamar atenção quando se trata desses dois termos, pois muitas vezes, acredita-se que apenas possuir um nível intelectual elevado é o suficiente para se tornar uma pessoa de sucesso.  Mas a verdade, é que nem sempre isso gera resultados coerentes. Além do talento, como muitos chamam de “dom”, é preciso ser atribuído o esforço. Ambos precisam estar juntos para conseguirem se complementar e desenvolverem seus papéis de maneira positiva.

Portanto, é muito difícil determinar qual das duas características é mais importante, visto que, somente ser uma pessoa inteligente lhe torna ineficaz, pois somente junto ao esforço que se consegue alcançar os objetivos de modo mais assertivo.

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas