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Conflitos no trabalho, quem nunca? 5 comportamentos em uma briga

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Muitos profissionais do Ceará lidam diariamente com conflitos entre equipes, fornecedores, governo, etc. Por isso, é necessário saber como nos comportamos perante divergência de opiniões. Segundo especialistas, existem cinco maneiras de lidar com conflitos.

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As pessoas costumam ter uma maneira predominante, apesar de poder reunir características de outro. Você sabe qual é o seu estilo de se comportar perante um conflito?

5 estilos de comportamento diante de uma divergência de opinião

 

01 – O competitivo

É alguém orientado pelo poder e usa todo tipo de recurso para assegurar sua posição.

Ponto positivo: Demonstra conseguir solucionar divergências de forma rápida.

Ponto negativo: Existe uma grande possibilidade de desgastar os relacionamentos.

 

02 – O colaborativo

É alguém que procura compreender o assunto para perceber todos os pontos do problema e identificar uma opção que satisfaça ambos os lados.

Ponto positivo: Propicia um maior aprendizado, pois existe uma troca de informações e opiniões.

Ponto negativo: Há um estresse emocional maior.

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03 – O conciliador 

É alguém que busca uma solução conveniente para todos, mesmo que a satisfação não seja total. Tais soluções são ideais para decisões temporárias.

Ponto positivo: Propicia uma troca de ideias de maneira justa.

Ponto negativo: Dificulta uma construção de uma solução mais permanente.

 

04 – O cauteloso

É alguém que nem satisfaz os seus interesses nem os do outro. Seu principal intuito é esquivar-se ou deixar para outra hora o conflito. É o melhor a se fazer quando os danos são maiores que os ganhos de sua resolução.

Ponto positivo: É bom quando o profissional usa tal afastamento para analisar a situação e utilizar as informações em um momento estratégico.

Ponto negativo: O profissional costumar perder a confiança das pessoas.

 

05 – O condescendente

É alguém que renuncia de seus interesses em proveito do outro. É a atitude a se tomar quando identifica que sua opinião está equivocada.

Ponto positivo: Propicia harmonia e integração.

Ponto negativo: Pode transparecer a ideia de uma pessoa fraca.

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Como vencer uma discussão?

Conhecimento é um ponto chave (mas não o único) para vencer uma discussão, por isso ter uma boa formação na sua área como curso de Corel Draw e curso de gestão em marketing, caso trabalhe na parte publicitária ou ainda curso de rotinas trabalhistas e curso de seleção e recrutamento, caso trabalhe no RH. O conhecimento é importante, pois te fornece uma base para poder sustentar sua opinião sobre o assunto, sendo assim fundamental possuí-lo.

Dica

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