Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / Dicas para sua primeira entrevista de emprego em Fortaleza
Categorias: Dicas para Entrevistas.

Dicas para sua primeira entrevista de emprego em Fortaleza

dicas-para-sua-primeira-entrevista-de-emprego-em-fortaleza

São várias as exigências dos recrutadores quanto ao conteúdo do currículo, performance nas dinâmicas e comportamento na entrevista de contratação. Cada candidato deve se capacitar bastante para a possibilidade de conseguir uma nova oportunidade de trabalho. Entretanto, e quando o candidato não tem experiência ou jamais trabalhou? Dialogamos com os especialistas mais renomados de Fortaleza, e até mesmo do Ceará, que mostraram como, principalmente os jovens, devem se comportar nos processos seletivos.

Para se destacar entre os diversos candidatos concorrentes, é necessário ir além das exigências mínimas, como: inglês, ter feito curso de informática, em especial o curso de Excel, além de um bom convívio social. É necessário mostrar que irá fazer a diferença sendo contratado.

Onde fazer curso de excel avançado em Fortaleza no Ceará?

Você sabe o que colocar e o que não colocar no seu currículo?

O primeiro currículo

O cuidado inicial na hora da elaboração do currículo deve ser com a formatação e os erros de português.  Ademais, segundo especialistas, é preciso que o currículo seja atraente, onde o empregador veja e queira você no quadro de funcionários da empresa.

Caso o candidato esteja cursando ensino superior, não se faz mais necessário colocar informações sobre ensino médio. Um segundo idioma deve ser contado, da mesma forma como o objetivo profissional. Um ponto que será diferencial é mencionar atividades curriculares que possuam uma importância em relação ao objetivo, tomando sempre bastante cuidado para não encher o currículo com informações desnecessárias, como, palestras, cursos e ações de caridades que não tenham foco no emprego almejado.

Como melhorar o currículo e aumentar minhas oportunidades de emprego?

Dicas de Ouro

É importante destacar também que, quanto mais organizado for o currículo, mais atrairá a atenção do recrutador, por isso organize tudo em tópicos lógicos. “Mencionar características pessoais como liderança só tem importância se puder ser ilustradas por algum exemplo – o mais salutar é mencionar quais foram os ensinamentos adquiridos e o que foi desenvolvido”, fala especialista.

Participar de atividades somente para colocar no currículo como um diferencial perante os demais candidatos pode aparentar artificial na hora da seleção. Vamos supor um trabalho voluntário, a pessoa não deve fazê-lo somente para melhorar o currículo, mas sim buscar aprender algo de bom para si e, consequentemente, para seu aperfeiçoamento profissional.

Postura na entrevista

Como os jovens não têm demasiada ou nenhuma experiência, eles são observados pelas entrevistadores através do lado comportamental. Não se amedrontar por não possuir experiência profissional é o grande segredo na hora de uma entrevista de emprego.

O conselho que eu dou é demonstrar interesse tanto na vaga quanto na empresa, e buscar mostrar ao recrutador que tem grande desejo de crescer profissionalmente, além de vontade de trabalhar e foco na carreira. Uma boa oportunidade é estar atento aos programas de trainee e estágio que são constantemente divulgados em faculdades e sites”, segundo consultora de Recursos Humanos de uma agência de empregos.

Os 10 mandamentos para se dar bem na entrevista de emprego

Importância dos fatos da vida pessoal

É bastante corriqueiro candidatos que não possuam experiência profissional mencionarem fatos da vida pessoal para a entrevista – e isto deve ser bem aproveitado, mostrando que a experiência de vida pode ajudar na área profissional. “Já contratei, por exemplo, uma jovem, da capital mesmo, que me falou, que mesmo nunca feito curso de oratória em Fortaleza, ela conseguiu persuadir sua mãe a pagar seu intercâmbio. Entretanto, já presencie executivos que não têm poder de negociação e influência estratégica, e o pior, nem buscam fazer um curso de negociação e vendas, para melhorar como profissional”, relata selecionadora.

Os recrutadores de modo geral sabem que, na primeira entrevista, o candidato à vaga possivelmente estará nervoso e vagamente despreparado. Inventar um perfil falso é o caminho mais errado, pois o entrevistador na maioria das vezes percebe certas falhas. “É fundamentar demonstrar segurança de seus objetivos no momento da entrevista. Transmitir confiabilidade no contato com o entrevistador é um fato decisivo no momento da seleção”, finaliza a consultora da agência de empregos.

Ou seja:

01- Tenha as exigências minímas, porém se contente somente com elas.
02- Cuidado com a formatação e os erros de português.
03- Organize o currículo em tópicos.
04- Aprenda verdadeiramente com as atividades complementares que você fizer parte.
05- Não se deixe amedrontar na hora da entrevista.
06- Tenha brilho nos olhos.
07- Apresentes fatos na vida pessoal que possam ser relevantes a sua vida profissional.

Caso você queira melhorar tanto seu currículo, mas principalmente seu conhecimento, deixarei aqui o link de alguns cursos:

Curso Excel Master com Acyr Jansen

Curso Recrutamento e Seleção por Competências com Damiana Chagas

Curso Técnicas e Estratégias em Negociação com Danilo Ramalho 

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas