Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / A importância de uma boa educação financeira nas empresas cearenses

A importância de uma boa educação financeira nas empresas cearenses

educacao-financeira-nas-empresas

Categorias: Atualidades.

Até alguns anos atrás, as instituições de Fortaleza, e até mesmo do Ceará, não tinham tanta preocupação com a educação financeira de seus colaboradores, uma vez que julgava-se que finanças de cada indivíduo são de critérios pessoais. Entretanto, foi notado, no ambiente organizacional, que a ausência de conhecimento dos profissionais em utilizar bem o salário impacta na empresa em relação à produtividade e motivação dos funcionários.

Da mesma maneira que há uma grande tendência dos colégios de tornarem-se adeptos à educação financeira de seus estudantes, as instituições também vêm aderindo tal prática, e atualmente se tornou fundamental que as empresas tenham ciência como está a saúde financeira de seus colaboradores.

8 formas de ganhar uma renda extra sem ter de ser promovido

A maioria das aplicações feitas pelas empresas é voltada em treinamentos técnicos, já esta, em conscientizar financeiramente os funcionários, é algo novo.

3 pontos necessários para colocar um projeto de educação financeira em uma organização:

01- Reconhecer a condição de cada profissional.
02- Sensibilização neste objetivo por parte da empresa, através de formações com especialistas, ocasionando o interesse na causa.
03- Realizar cursos para seus funcionários ou ainda, auxiliar no custeio de cursos, como: curso finanças pessoais da FGVcurso de contas a pagar e receber, curso de matemática financeira, enfim cursos na área financeira. Para que tais profissionais tenham mais conhecimento para direcionar melhor as suas ações na realidade financeira.

Por que fazer o curso planejamento e gestão financeira?

Tipos de perfis nos profissionais

Há exames de educação para reconhecer 3 tipos de perfis nos profissionais: devedor, equilibrado ou investidor. “O sujeito equilibrado, possivelmente, será um futuro devedor pelo fato de não ter reservas. Vivemos com vários imprevistos, como ficar desempregado, enfermidade de familiar, entre outras circunstâncias, que podem precisar de uma renda extra”, fala educador financeiro.

Saúde financeira dos colaboradores traz benefícios para a organização?

Um colaborador que se dispersa pensando em dívidas domésticas não atingi a produção de forma total. As dificuldades financeiras fazem com que o funcionário perca o foco nas suas atividades de trabalho.

Além das vantagens pessoais para os colaboradores, a educação financeira também traz vários benefícios para as empresas. Com estabilidade, o funcionário irá conseguir realizar suas tarefas com maior equilíbrio e motivação, além de incentivar maior produtividade do capital humano.

Como criar estratégias eficientes para motivar funcionários

“Uma maneira prática do RH reconhecer a saúde financeira de seus colaboradores é através da solicitação de crédito consignado, pedidos de adiantamento de 13º salário, além de venda das férias”, alerta especialista no assunto. Segundo educador, tais pontos são sinais latentes e que advertem o RH para uma maior precaução neste sentido.

Dicas de cursos

Ademais, como já dito, promover a participação dos funcionários em cursos é de grande valia para que o mesmo possa ter um maior conhecimento de suas finanças. Por isso, deixarei aqui, link de dois cursos que possivelmente irão ajudá-los a ter um maior controle da sua vida financeira:

Curso Planejamento e Gestão Financeira com Jaciane Maia

Curso Excel Financeiro com Acyr Jansen

Compartilhe:

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional