Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / Regras de etiqueta que os profissionais do Ceará mais negligenciam
Categorias: Carreira.

Regras de etiqueta que os profissionais do Ceará mais negligenciam

regras-de-etiqueta-que-os-profissionais-do-ceara-mais-negligenciam

Você sabe quais são as regras de etiqueta no trabalho que jamais devem ser descumpridas em qualquer empresa do Ceará?

Alguns princípios de etiqueta no trabalho são fundamentais para diminuir desavenças e proporcionar uma boa convivência no escritório, tópicos importantes para quem está buscando crescimento profissional. Isso ocorre pois, ainda que a competência técnica seja fundamental, as capacidades comportamentais vêm tomando evidência nas empresas. Isso é, de pouco adianta você ter curso de almoxarife SENAI, ou curso de analista de folha de pagamento, ou ainda curso de iso 9001 e até mesmo formação importante como curso de informática SENAC.

Crise de profissionais qualificados no mercado trabalho

Segundo especialista de Fortaleza, os obstáculos de convivência e problemas comportamentais estão no topo da lista de causas para demissões. Isso é, o profissional pode ser excelente no quesito técnica, porém se nenhuma pessoa conseguir conviver com ele, provavelmente, o nome dele, estará na lista de corte.

Veja alguns equívocos de etiqueta que devem ser evitados na hora do trabalho:

01Atrasos

Ser pontual deve ser uma questão de honra no meio empresarial, de acordo com especialista. Busque se organizar para cumprir prazos e chegar no horário. Caso se atrase informe o quando antes.

02- Roupas chamativas, ousadas ou desalinhadas

“A vestimenta divulga uma imagem”, diz especialista. Buscar ser o foco das atenções devido ao visual “extraordinário” é um equívoco que possivelmente colocará em risco a sua reputação. Cores vibrantes, acessórios gigantes, saias apertadas, decotes grandiosos, camisas e calças desarrumadas são alguns pontos que possivelmente pegará mal, mesmo empresas mais que aderem a ambientes de trabalho mais informais.

03- Postura inadequada

Fazer parte de uma reunião em uma empresa formal e ficar todo desconjuntado em uma cadeira, vai transparecer demais participantes o sua falta de interesse de estar ali.

É importante ressaltar que o mesmo vale em uma entrevista de emprego. “A linguagem corporal é fundamental”, diz especialista.

04- Comunicação falha

Não olhar nos olhos das pessoas quando elas falarem pode ser interpretado como desrespeito. Por isso, quando estiver em uma reunião ou conversando com outras pessoas, não fique olhando o Smartphone ou computadores. Busque não interromper os outros e caso precise se comunicar com alguém pergunte se ela tem a possibilidade de ouvi-lo.

Quatro pilares para o sucesso

05- Desorganização

O grande problema inicia quando a desorganização atrapalha na produtividade e pode prejudicar as demais pessoas. Sendo assim, o principal objetivo dos bagunceiros deve ser sempre buscar manter a mesa organizada.

06- Toque de celular cômico ou extremamente alto

Optar por músicas engraçadas para o toque de celular pode até ser cômico para os amigos, todavia no ambiente organizacional pode gerar muita dor de cabeça.

Imagine, você dentro do elevador com o presidente da empresa e de repente o funk da moda começa a tocar em alto e bom som anunciando que alguma pessoa está ligando para o seu celular. Constrangedor não é mesmo?

07- Fofocas

Ser um dos responsáveis em criar e divulgar fofoca sobre colegas de trabalho, vai ser extremamente ruim para você, uma vez que pegará fama de fofoqueiro do escritório. Por isso, quando o assunto surgir no diálogo não dê continuidade. 

08- Usar o e-mail do trabalho para fins pessoais

“Já presenciei casos de profissionais que perderam o emprego devido a isso”, diz especialista. Busque sempre tratar apenas de assuntos relacionados à sua atividade na empresa quando usar o seu e-mail corporativa. Para os demais casos, como opinião política, correntes, etc, prefira seu e-mail pessoal.

Como conseguir um emprego mais rápido ou continuar nele por mais tempo?

Por acreditar que fazer curso de aperfeiçoamento profissional também é de fundamental importância, deixarei aqui alguns cursos que acredito que possa ser do seu interesse:

Curso Gestão Estratégica de Estoques com Eliezer Pinheiro

Curso Formação de Auditores Internos da Qualidade com Graciele Araújo

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas