Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / Maturidade profissional: tempo ou experiência?
Categorias: Carreira.

Maturidade profissional: tempo ou experiência?

maturidade-profissional-tempo-ou-experiencia

Quando se trata de maturidade profissional, muitas pessoas associam esse termo a um colaborador mais velho, que já está no mercado de trabalho ou na empresa a muito tempo. Contudo, a maturidade profissional está diretamente ligada com os conhecimentos obtidos durante as situações que o profissional encontra, e não se relaciona a idade.

Para uma pessoa ser considerado um profissional maduro, precisa aproveitar as oportunidades e aprender o máximo com elas, ou seja, tirar das adversidades os conhecimentos práticos. A maturidade não depende necessariamente do tempo de atuação que a pessoa está no mercado de trabalho, está mais ligado às atividades que o seu cargo desenvolve. Caso esse cargo seja de liderança mais passível será essa evolução profissional, pois trabalha com vários outros colaboradores e se deparam com desafios tanto da organização quanto dos seus subordinados.

Vale lembrar que as pessoas que entraram no mercado a pouco tempo podem se desenvolver mais rapidamente, quando comparado com profissionais que já trabalham a muito tempo.  Isso explica o fato de jovens ocuparem cargos de gestão.

Ter uma maturidade profissional possui grande importância, pois seus comportamentos consequentemente serão atingidos, uma vez que, serão moldados. Isso faz com que se mantenha mais tempo dentro da empresa.

Entretanto, você pode alcançar essa postura madura, basta ser autocrítico e rever seus posicionamentos em diferentes situações. Com isso, você estará preparado para receber crítica, se desenvolvendo ainda mais.

em

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas