Aguarde, carregando...

Mercado de Trabalho para Analista Fiscal

Categorias: Empregos. • 28/10/2019 08H56

O mercado de trabalho para a área fiscal é gigantesco. Nesse meio, há a presença de dois profissionais importantes o analista fiscal e o tributário. Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação aos seus papéis dentro das organizações.

A função do analista fiscal sênior ou o assistente é bem ampla, este fica responsável pela entrega do Sped Fiscal, além de fazer a apuração dos impostos, como ICMS. Outra atribuição desse departamento, é a escrita fiscal ou também chamada de escrituração fiscal, e ainda faz lançamentos fiscais e tem contato com o setor contábil e a equipe financeira.

Já o coordenador ou auxiliar tributário, além de se responsabilizar pela administração dos impostos e contribuições, ainda faz o planejamento tributário, com o intuito de reduzir a carga a ser paga conforme a legislação.

Cabe ressaltar, que muitos órgãos públicos, tanto municipal quanto estadual, possuem concurso para auditor fiscal, o que garante a empregabilidade e os direitos ao colaborador.

É importante que os profissionais dessa área, estejam sempre em busca por novos conhecimentos, para assim, se manter nas empresas. Com isso, é necessário serem feitos cursos preparatórios em áreas afins, como em tributação, contabilidade tributária. Em fortaleza, por exemplo, o Senac.

Outra instituição, é a MJ Capacitações, que ministra o curso Analista Fiscal de forma presencial, com o acompanhamento de um especialista supervisor na área e uma apostila para estudo. Além disso, em algumas faculdades, que contam com projetos educacionais para o aprendizado gratuito sobre diversos assuntos do mercado, incluindo este.

Outra forma de expandir os conhecimentos, é por meio da internet, nas plataformas online que possuem materiais sobre o ramo fiscal, como o cenofisco e a cursos IOB, sendo alguns de serviços até grátis.

Compartilhe:

Veja também:

Confira mais artigos e obtenha ainda mais dicas e informações.

tecnologia-e-as-novas-formas-de-trabalho

Categorias: Atualidades. • 13/12/2018 08H28

Tecnologia e as novas formas de trabalho

INSCRIÇÕES SÓ ATÉ ESTE SÁBADO, 17/10/2015

• 13/10/2015 06H00

INSCRIÇÕES SÓ ATÉ ESTE SÁBADO, 17/10/2015

Por que fazer o curso gestão de compras e suprimentos?

Categorias: Cursos. • 14/01/2019 08H21

Por que fazer o curso gestão de compras e suprimentos?

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo em seu e-mail

Receba as novidades sobre os nossos cursos, eventos e muito mais!