Aguarde, carregando...

Os tipos de culturas organizacionais

Categorias: Atualidades. • 26/12/2018 08H26

os-tipos-de-culturas-organizacionais

Hoje, como a diversidade de empresas é gigante, cada organização investe em suas características particulares para conseguir se destacarem das demais. Tais valores, definem a cultura organizacional, pois são compartilhados entre seus membros das empresas.

Todas as organizações, independente das suas particularidades, possuem uma cultura. De modo prático, a cultura organizacional está atrelada aos valores que os membros de uma mesma empresa compartilham e regem as suas atividades desenvolvidas. De outro modo, são as características valorizadas pelas empresas.

Existem diferentes tipos de culturas organizacionais, que são:

– Cultura da culpa: os colaboradores não assumem os riscos, e culpam uns aos outros pelos erros, não assumem os seus erros e nem procura aprender com eles;

– Cultura multidirecional: não existe cooperação entre os profissionais. Não compreendem o trabalho em equipe;

– Cultura vive e deixa viver: os funcionários vivem na zona de conforto, não há estimulo a inovação, falta motivação e visão de progresso;

– Cultura da liderança enriquecida: há profissionais de alta performance, com bom desempenho no cumprimento das tarefas, além de serem reconhecidos pela sua excelência.

– Cultura que respeita a marca: aqui, os colaboradores representam de verdade a empresa, o intuito é que estes acreditem nos valores da organização.

Dessa forma, definir uma cultura organizacional forte, é algo muito importante atualmente, isso faz com que, o potencial de crescimento da sua empresa alavanque, pois, o seu time ficará mais entrosado e desenvolverá maiores resultados. Além de outros benefícios, como, a diminuição da saída de funcionários insatisfeitos e profissionais mais eficientes nas suas funções.