Páginal Inicial / Blog MJ Capacitações / Seja a pessoa certa no lugar certo

Seja a pessoa certa no lugar certo

seja-a-pessoa-certa-no-lugar-certo

O livro Seja a pessoa certa no lugar certo, do autor Eduardo Ferraz, figura na lista dos mais vendidos em negócios e é líder de vendas nas principais livrarias do país.

Destinada às pessoas que gostariam de encontrar seu posicionamento profissional ideal, a obra apresenta embasamento teórico consistente, casos reais, um roteiro prático e, principalmente, seis testes que ajudarão as pessoas a se conhecerem melhor para, então, escolher o trabalho ou a profissão mais compatível com seu jeito de ser.

Muita gente está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional por não ter certeza de estar no lugar mais adequado e isso acontece com indivíduos em todos os estágios da carreira. Pesquisa realizada, em junho, pela Pactive Consultoria com mais de 1.000 pessoas, de 22 estados brasileiros, confirma que a maioria (65%) gostaria de trabalhar em algo mais relacionado à sua personalidade, porém, o medo de arriscar (31%), a incerteza do que gosta (16%) e a falta de qualificação (16%), estão entre os motivos apontados que os impedem de mudar.

Toda pessoa é única, pois dos 7 bilhões de habitantes não existem duas pessoas física e mentalmente idênticas. Profissionalmente, entretanto, essa raridade vale pouco se a pessoa não sabe o que fazer com ela. O objetivo do livro é mostrar como alguém aparentemente comum, que parece não possuir um super talento, pode aprender a usar melhor aquilo que já tem,  incorporar novas habilidades, se posicionar onde renderia o máximo e se tornar um profissional mais valioso e realizado do que é atualmente”, explica Eduardo Ferraz.

 

Segundo o consultor, a principal causa da insatisfação profissional é que as pessoas se autoconhecem pouco. Por não conhecerem sua personalidade a fundo, muita gente se sente tateando no escuro quanto à carreira. “Quase todos os indivíduos têm filtros mentais que distorcem suas percepções, fazendo com que cometam erros de julgamento. São os chamados vieses cognitivos. Assim, fica difícil poder aprimorar o que é bom e corrigir o que é necessário”, diz o autor.

 

O segredo para ser a pessoa certa no lugar certo é aumentar muito seu autoconhecimento, para, com isso, ter o discernimento de escolher profissões, cargos ou atividades compatíveis com sua personalidade.

Segue uma “degustação” resumida dos 10 capítulos do livro:

 

1- Conheça sua personalidade

É fundamental estudar sua personalidade a fundo, pois o autoconhecimento lhe dará o poder de decidir o que fazer de sua vida.

 

2-  Controle seus filtros

Criamos filtros mentais que distorcem nossa visão da realidade para que nos sintamos mais protegidos. Quanto mais você prestar atenção em seus filtros, menos decisões equivocadas você tomará.

3- Aproveite seu perfil

Como você costuma ser? Mandão ou obediente? Calmo ou agitado?  Rígido ou flexível? Para se posicionar no lugar mais adequado é fundamental que você conheça seu perfil comportamental e utilize suas características mais marcantes pelo maior tempo possível.

 

4- Satisfaça suas motivações

Para ser produtivo é fundamental que você saiba os fatores que o motivam mais intensamente. Dinheiro, segurança, fama ou autonomia não funcionam igualmente para todos.

5-Use seus talentos

Será essencial que você descubra as atividades em que se destaca naturalmente. Quanto mais você conseguir usar seus talentos e habilidades, mais rápido sua carreira deslancha.

6- Intensifique suas atitudes positivas

Suas atitudes positivas funcionam como o pedal do acelerador para você se posicionar onde almeja. Quando suas atitudes positivas são utilizadas e reconhecidas, sua carreira toma um impulso muito maior.

 

7-Reduza seus pontos fracos

Pontos fracos só são limitantes se estiverem prejudicando seu desempenho. É essencial identificá-los e ajustá-los para que você não fique estacionado. Fique atento para que  diminuam a cada dia.

8- Invista no que vale a pena

Entender o que é possível mudar em seu comportamento e o que deveria ser aceito será fundamental, pois você poderá usar sua energia para obter o melhor de si, sem desperdiçá-la com o que não vale a pena.

 

9- Faça prática deliberada

Prática deliberada é todo preparo, esforço e treinamento que você faz especificamente para melhorar seu desempenho.

10- Mostre-se

Seja explícito ao divulgar as principais características de sua personalidade, inclusive no currículo.Os recrutadores adoram, pois conseguem extrair muito mais informações de quem tem um bom autoconhecimento.

Seguindo este roteiro, o leitor terá grandes chances de encontrar o posicionamento profissional que mais se aproxima de sua personalidade e que lhe dará chances de ser muito bem-sucedido não só em sua profissão, mas também em sua vida.

Ficha Técnica

Título: Seja a pessoa certa no lugar certo
Autor: Eduardo Ferraz
Páginas: 192 páginas
Editora: Gente

 

Fonte: Catho.

Compartilhe:

Empregos em Fortaleza:

Forjobs - Empregos em Fortaleza

Criação de Sites:

MJ Digital - Inteligência Criativa

Locação de Equipamentos:

MJ TI - Soluções Tecnológicas

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional